A Instituição O Portal Directório Contactos Privacidade
 
Sistema Financeiro
 
A paridade entre o Euro (€) e o Escudo Caboverdeano (CVE) encontra-se fixa, por força do Acordo de Cooperação Cambial assinado entre Portugal e Cabo Verde a 13 de Março de 1998, no valor de 1 Euro para 110,265 CVE.

Os Meios de Pagamento disponíveis em Cabo Verde, para além da moeda corrente, sendo vulgar a aceitação de pagamentos em Euros ou Dólares, são o Cheque sobre Bancos nacionais (cuja aceitação é reduzida, dependendo da credibilidade do utilizador) e Cartão de Crédito VISA, tanto em terminais de Multibanco como em terminais de pagamento automáticos (aceites essencialmente em Hotéis, Rent-a-Car e Free-Shop).

Autoridades de Regulação e Controlo do Sistema Financeiro

A política relativa ao sistema financeiro é um dos importantes aspectos da política geral do País cabendo ao Governo definir e, superiormente, executar. Para essa tarefa o Governo conta com o Banco de Cabo Verde a quem cabe executar as políticas traçadas e supervisionar as instituições financeiras.

De forma genérica a Lei Orgânica do Banco de Cabo Verde (Lei nº 10/VI/2002 de 15 de Julho) enuncia as atribuições do BCV cabendo contudo a outros diplomas, como a Lei nº 03/V/6 de 01 de Julho, o enquadramento e precisão do seu âmbito.
 
 
 
 
 
 
 
Powered by:
www.xic.pt