Ilha do Sal (clique para aceder ao mapa da ilha)
Assolada pelos ventos, é a ilha mais plana do arquipélago e apesar da sua origem vulcânica, o seu ponto mais alto, o Monte Grande eleva-se apenas 406 metros do nível do mar. Das mais próximas do continente africano, submetida a condições climáticas similares às que se verificam, na mesma latitude, naquele continente, apresenta-se muito árida. Com forma alongada tem uma extensão de 30 km na direcção Norte/Sul e uma largura que não excede os 12 km na direcção Este/Oeste.
A Ilha do Sal (clique para aceder ao site), com uma superfície de 215 Km2, começou a ter actividade económica expressiva em meados do século XVI, com a exploração das suas salinas de excelente qualidade e quantidade considerável, a qual durou até 1985. No entanto, a sua importância entrara em declínio no início do século XIX com as dificuldades de escoamento para os seus mercados tradicionais na América do Sul, nomeadamente o Brasil. Em 1949, visando um ponto de escala de voos para a América do Sul, surgiu, por iniciativa italiana e concretização portuguesa, o Aeroporto Internacional Amílcar Cabral até hoje o principal ponto de entrada no país.
O início do desenvolvimento desta ilha deve-se a Manuel António Martins que em 1830 fundou a Vila de Santa Maria. Foi com este "senhor das ilhas" que se iniciou o povoamento através da migração interna, sobretudo de São Nicolau e Boavista. A ilha do Sal tem em Espargos, a capital administrativa
, a maior concentração populacional.
A existência do Aeroporto Internacional, o sol, o clima temperado, considerado um dos melhores do mundo, as praias de areias douradas e finas, o mar cristalino, fizeram desta ilha a estação balnear de Cabo Verde por excelência atraindo, desde a década de 1960, a atenção de visitantes estrangeiros. Apesar da sua secura lunar cativa pela simpatia e intimidade das suas gentes.
Santa Maria (clique para aceder ao site), vila turística, com uma praia de areia branca de 8 km, aonde se chega por uma moderna via rápida, e os locais de visita como as Salinas de Pedra de Lume, no interior da cratera de um vulcão extinto, onde se pode tomar um banho de água vinte vezes mais salgada do que o mar sem o risco de ir ao fundo, a Buracona, escavação na rocha onde os raios solares ao atravessarem a água produzem belos e enigmáticos efeitos, a Fontona, em tempos idos um frondoso oásis de tamareiras, coqueiros e tamarindeiros, a vila piscatória de Palmeira, a praia da Calheta Funda, o pôr-do-sol na praia de Ponta Preta, perfeita para caminhadas e prática do surf, a Baía do Algodoeiro, a enseada de Calheta Funda, as águas calmas e pouco profundas da Baía da Murdeira, ideal para uma sessão de de pesca submarina, transformaram a Ilha do Sal na mais internacional das ilhas de Cabo Verde acolhendo, desde há 20 anos, importantes estruturas hoteleiras e turísticas de padrão internacional.
A ilha do Sal, indubitavelmente, reúne condições excepcionais para a prática de Turismo Balnear. Durante todo o ano!
O ambiente é cordial e tranquilo. A segurança é total. Discute-se o futebol português, bebe-se cerveja e vinho portugueses. Fala-se português! Bons restaurantes e agradáveis bares, pubs e discotecas complementam a oferta hoteleira.
Uma das principais atracções naturais da Ilha do Sal é a biodiversidade sua fauna marítima.e aves marinhas residentes e migratórias. Para apreciar toda a sua beleza existem diversas propostas em Mergulho (clique para aceder a informação) e Pesca Desportiva.
Os desportos náuticos como o windsurf e kitesurf e os passeios de BTT ou em veículos TT (Jeeps e Moto-Quatro) conhecem grande expansão.
Como especialidades gastronómicas não perca a "Catchupa" (à base de carnes -franco, vaca, porco e enchidos- e legumes -milho, feijão, couve e batata) ou as delícias do mar (lagostas , craca de pedra e outros mariscos, espetadas e caldeiradas de peixe).
Festividades
Em Setembro assiste-se ao Festival Musical da Praia de Santa Maria. Ao longo do ano acontecem algumas festas de cariz religioso. As mais destacadas são as de Santa Cruz, Santo António, Santa Ana e Nossa Senhora da Piedade.
Serviços médicos
Neste momento, além de um Centro de Saúde em Espargos, existe um Posto Médico em Santa Maria em funcionamento permanente, assistido por um enfermeiro. Em Espargos existe um consultório radiológico em serviço permanente com um clínico, um psicólogo e um fisioteraputa. Existem 2 clínicas dentárias em Espargos, uma de serviço permanente, e uma em Santa Maria.
Entretanto foram já concluídas as obras de construção do Hospital Policlínico do Sal, na localidade de Espargos, com equipamento de bloco operatório, banco de urgências e 50 camas.
Clique aqui em Sector do Turismo para aceder ao tema
|