Clique para aceder a * * Fotos Santo Antão * *
Ilha de Santo Antão (clique para aceder ao mapa da ilha)
Inicialmente baptizada de Santo António, com 754 Km2, é a segunda maior ilha, a mais ocidental, a mais a norte do arquipélago e a de maior índice pluviométrico. A sua história geológica é marcada por períodos de actividade vulcânica intensa interrompidos por fases em que a erosão foi marcante. Com efeito o seu relevo é o mais impressionante de todas as ilhas com ribeiras profundas, picos e cumes escarpados constituindo, do ponto de vista turístico, uma das paisagens mais interessantes de Cabo Verde ao contrastar áreas verdes com regiões secas. A morfologia da ilha favorece a existência de micro-climas que vão das amenas temperaturas à aridez.
Uma extensa cordilheira estende-se de nordeste para sudeste dividindo a ilha em duas vertentes, norte e sul, com altitudes que ultrapassam 1.500 metros em vários locais sendo o Topo de Coroa o ponto mais elevado com 1.979 metros.
A vertente sul, onde se localiza a Cidade do Porto Novo, porto marítimo de onde se fazem as ligações para a ilha de São Vicente, é a mais recortada e coberta de vegetação herbácea. Os planaltos na parte central da cordilheira apresentam um clima fresco e húmido sendo cobertos de árvores como o eucalipto, o cipreste, o pinheiro, o cedro e a acácia.
A vertente norte, com a Vila de Ponta do Sol, dispondo de um aeródromo, embora presentemente inactivo, a estrada de Ribeira Grande, o Vale de Paúl (clique para aceder ao site), terra do poeta António Januário Leite, a subida de Passagem e as Fontaínhas mostram como é verdejante esta ilha predominantemente agrícola, actividade principal para boa parte dos seus 52.820 habitantes, proporcionando-lhes uma vivência rural agradável.
O recortado relevo de precipícios e escarpas, desfiladeiros evales, tornam esta ilha única na sua beleza, um paraíso para os aventureiros possibiltando-lhes a prática de "trekking" e "mountain biking".
A agricultura, a silvicultura e a pecuária têm peso considerável na economia da ilha. Aqui se fabrica o famoso “grogue”, aguardente de cana-de-açúcar, bebida fortemente alcoólica e fabricada ainda por métodos artesanais em "trapiche" (pequeno moinho mecânico movido a força animal -bois ou burros- que tritura a cana) e alambique a fogo de lenha. Garrafas desta bebida podem ser adquiridas, como recordação turística, em atraentes embalagens.
A especialidade gastronómica local é a “Caldeirada de cabrito”.
Festividades
Dia de Santo Antão (17 de Janeiro), Nossa Senhora de Fátima (13 de Maio-Lombinho), Santo António das Pombas (13 de Junho-Dia do Município do Paúl), São João (24 de Junho-Porto Novo), Nossa Senhora de Piedade (15 de Agosto-Janela).
Clique aqui para acedera informação adicional:
|