A Instituição O Portal Arquivo Editorial Directório Privacidade
 
 
Apresentação: MonteAdriano, SA (Julho 2006)
 

Um dos mais recentes sócios da Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde mas há 9 anos em Cabo Verde, a MonteAdriano-Engenharia & Construção, SA alicerçou a sua presença no arquipélago através da participação em obras de referência. O Aeroporto Internacional da Praia e a Avenida Cidade de Lisboa são disso exemplo mas seguiram-se muitas outras.

Em Cabo Verde desde 1997, quando integrou o consórcio que venceu o concurso para construção do Aeroporto Internacional da Praia, com a Mota-Engil (então Engil) e a Efacec, a Sociedade de Empreitadas Adriano, representada pelo Engº Lavado Pereira (na foto), era uma muito activa empresa portuguesa no ramo das Obras Públicas a funcionar no arquipélago.

A sua fusão com a Monte & Monte, em Novembro de 2004, dando origem à MonteAdriano que gera um volume de negócios de 300 milhões de euros, criou um dos mais importantes "players" em Portugal. A capacidade que esta dimensão lhe permite e face à escassez de obras públicas e privadas no mercado português a empresa procurou incrementar a presença no exterior.


imgCom a redução da dependência do mercado interno, procurando que 50% do volume de negócios seja conseguido no exterior, a MonteAdriano reforçará em mercados onde já se encontrava, como Cabo Verde, e entrando na Roménia, Bulgária, Espanha, e outros países de África (Argélia, Marrocos, Tunísia e Angola).

Esta aposta no mercado caboverdeano, que consideram evidenciar uma dinâmica crescente e um ambiente económico favorável, permitiu olhar para novas oportunidades e enveredar também pelos sectores imobiliário e seviços ligados ao ambiente.

Conta no seu currículo já com várias e diversificadas obras, em que a mais emblemática terá sido o Aeroporto Internacional da Praia, obra há muito desejada e reclamada pelos habitantes da ilha de Santiago. Muitas outras se seguiram entre reabilitações de pavimentos rodoviários (Avenida Cidade de Lisboa, na cidade da Praia, estrada Praia-Cidade Velha-São João Baptista, em Santiago; Ribeira Grande-Boca de ambas as Ribeiras, em Santo Antão) e aeroportuários (Santiago e São Nicolau), obras de saneamento e abastecimento de água (Assomada, em Santiago; ilhas do Sal e da Boavista) e aterro sanitário na ilha de São Nicolau.

Panorâmica do Aeroporto Internacional da Praia

Como novas obras, a importante Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Sal e a reabilitação de 70 Km de estradas em Santiago, projecto financiado pelo programa de ajuda norte-americano a Cabo Verde "Millennium Challenge Account" no valor de 110 milhões de dólares.

Alguns dados sobre a MonteAdriano-Engenharia & Construção, SA

  • Resultados Líquidos: 8.4 milhões de euros (926.226 contos caboverdeanos);
  • Capitais Próprios: 40,5 milhões de euros (4,7 milhões de contos caboverdeanos);
  • Activo Líquido: 180 milhões de euros (19,9 milhões de contos caboverdeanos);
  • Posição no "ranking" português: 6º lugar;
  • Número de Trabalhadores: 1.370.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by:
www.xic.pt