A Instituição O Portal Arquivo Editorial Directório Privacidade
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by:
www.xic.pt
 
 
“Novos Desafios do Agronegócio em Cabo Verde” - 15-04-2013


img

A Winresources (clique aqui para aceder ao site), empresa portuguesa de consultoria de negócios no mundo rural, realizou no passado dia 14 de Março um seminário sobre “Novos Desafios do Agronegócio em Cabo Verde”.

Este nosso associado que há 5 anos deu os primeiros (e correctos) passos na descoberta de Cabo Verde com o apoio e encaminhamento da Câmara de Comércio rapidamente se implantou registando uma actividade interessante na sua área de negócios. Será inclusivamente legítimo relacionar a crescente visibilidade das oportunidades do sector com as acções de desenvolvimento do sector agrícola em CaboVerde pela empenhada actividade da Winresources. Aliás, não poderia passar em claro referir que a aposta da Winresources em Cabo Verde se estendeu à criação da empresa WWS com um ambicioso projecto comercial de bebidas nacionais e importadas (clique aqui para aceder a notícia relacionada).

Numa relação próxima e consistente com as autoridades do sector e com os agricultores, a Winresources tinha, há 3 anos atrás, realizado um outro seminário que funcionou como “pontapé de saída” para o auspicioso momento que o sector hoje vive (clique aqui e aceda a notícia relacionada). Pode dizer-se que nesta matéria a Winresources ajudou Cabo Verde a “descobrir-se” e a acreditar que a agricultura e a pecuária, apesar da escassez das chuvas, da reduzida formação dos agricultores e das pouco desenvolvidas tecnologias utilizadas (ou talvez por tudo isso), tinha efectivamente um importante potencial.

Com as apresentações deste seminário ficou demonstrado que a aposta das autoridades na eliminação dos constrangimentos (mobilização de água, formação dos agricultores, introdução de técnicas de cultivo e irrigação mais modernas) e os positivos e bem visíveis resultados que se vêm obtendo deixam adivinhar boas perspectivas para o sector.

O Seminário contou com a presença de altas individualidades onde sobressaíram S. E. a Ministra do Desenvolvimento Rural, Engª Eva Ortet, o Exmo. Sr. Embaixador de Portugal, Dr. Bernardo Lucena, a Directora Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária, Engº Carla Tavares (na foto acima), entidades promotoras do empreendedorismo e de soluções de financiamento.

Agora, a hora é do investidor privado. E as oportunidades são imensas.

 
Empresários e gestores portugueses em Cabo Verde criam associação - [20-09-2012]
Forum Portugal Empresarial (CV)
 
Cabo Verde Turístico: As montanhas - [05-10-2011]