Várias vezes premiada em Portugal pela excelência do seu desempenho, a empresa de construções ARMANDO CUNHA-Empreiteiros de Obras Públicas, SA está em Cabo Verde há 3 anos. Para ficar...
|
Dr. Henriques Pimenta (Dir. Internacional), à esq.; Engº Miguel Rego (Administrador)
|
Desde 2003 em Cabo Verde, quando souberam da necessidade que o Governo de Cabo Verde tinha na ampliação do Aeroporto de São Pedro (São Vicente) e propuseram uma operação de concepção-financiamento-construção, portanto uma parceria público-privado, que a Armando Cunha, SA se encontra a laborar em Cabo Verde. Dificuldades na montagem financeira da operação não as tiveram atendendo a que Cabo Verde ostenta grande credibilidade no mercado financeiro internacional.
A obra, financiada pela Caixa Geral de Depósitos, utiliza projectistas portugueses de estruturas, arquitectura e instalações especiais e foi discutida com a ASA-Aeroportos e Segurança Aérea, utilizadora da infra-estrutura, e com o Governo. Também esta fase não foi difícil e a operação no seu todo foi terminada em tempo "record". O lançamento da primeira pedra ocorreu a 31 de Maio de 2005, as obras iniciaram-se a 1 de Junho, e a pista, que deveria ser entregue em 18 meses, pois seria necessária para os exercícios que a NATO efectuaria em Junho/Julho de 2006, foi entregue a 8 de Janeiro com quase 1 ano de antecedência. Em breve, princípios de Janeiro de 2007, a obra será terminada já que a placa de estacionamento está pronta, a aerogare prestes a terminar e os arranjos exteriores em avançado estado de execução.
A par das obras do Aeroporto Internacional de São Pedro (São Vicente) a Armando Cunha, SA tem estado atenta a outras adjudicações tendo realizado uma rede de águas no interior de Santiago, um trabalho com a Cooperação Japonesa, e um pavilhão em São Vicente. Neste momento estão também a renovar o Hotel 5 de Julho (Mindelo-São Vicente), onde irá funcionar a Universidade Lusófona de Cabo Verde (clique para aceder a Entrevista). Com presença em 3 ilhas (São Vicente, Sal e Santo Antão) e sede na Praia (Santiago) não possuem, de momento, qualquer obra em Santiago já que a dispersão das ilhas (9) obrigaria a grandes investimentos.
Mais recentemente, em Setembro de 2006, foi atribuído à Armando Cunha, SA a 1ª fase de edificação do complexo imobiliário-turístico "Vila Verde Resort" (Santa Maria-Ilha do Sal) promovido pela maior imobiliária de Cabo Verde, a TECNICIL. Esta prende-se exclusivamente com as infraestruturas. Aguardam agora os resultados da 2ª fase para as estruturas: paredes e alvenarias; mantêm-se atentos e a cotar os novos empreendimentos que irão surgir nesta promissora ilha.
Também ao nível das relações humanas, aspecto a que dão extrema importância, a Armando Cunha vive bons momentos já que criaram amizades no arquipélago. Formando muita gente, até pela facilidade em encontrar bons profissionais, orgulham-se de possuir um quadro de técnicos caboverdeanos de elevada qualidade. A equipa disponibilizada para o primeiro arranque do empreendimento "Vila Verde Resort" é constituída quase exclusivamente por caboverdeanos.
As perspectivas futuras agradam até porque, nas palavras do seu Director Internacional, Henriques Pimenta, e do Administrador Miguel Rego, «O investimento está a surgir de forma repentina e sustentada. Em todas as ilhas. Começou pelo Sal passou para a Boavista, está em Santo Antão, em São Vicente, em Santiago. Para nós é importantíssimo saber que o BANCO ESPÍRITO SANTO está disponível para financiar empreendimentos como o tem feito. É um garante de confiança. E também sentimos a confiança por parte das autoridades portuguesas. E em Cabo Verde todos puxam para o mesmo lado. Todos têm vontade de ver a obra feita. De ver o País a crescer. Além disso é uma democracia onde há regras. A alternância política não provoca qualquer instabilidade ou sobressalto nos investidores. A Estabilidade Cambial (clique para aceder a informação relacionada) é também muito importante e torna Cabo Verde interessante. E o sucesso internacional de Cabo Verde acontece porque o país é estável, é "reliable"».
Por tudo isto estão para ficar. «Com um comportamento sério, perfeita integração na sociedade caboverdeana e porque somos bem tratados».
Ou não fossem as terras de Cabo Verde bem conhecidas pela simpatia e hospitalidade das suas gentes.
|
Maquete do Aeroporto Internacional de São Pedro (São Vicente)
|
Alguns dados sobre a Armando Cunha, SA (2005)
-
Resultado Líquido: 390 mil euros (43.000 contos caboverdeanos);
-
Capitais Próprios: 4,3 milhões de euros (472 mil contos caboverdeanos);
-
Activo Líquido: 180 milhões de euros (3 milhões de contos caboverdeanos);
-
Posição no "ranking" português: ?;
-
Número de Trabalhadores: ?.
Aeroporto Internacional de São Vicente
O Aeroporto Internacional de São Pedro (São Vicente) terá uma aerogare com cerca de 11.000 m2 de área, dotada de equipamentos modernos e com capacidade para movimentar 500 passageiros por hora. A pista terá 2.000 metros de comprimento e 45 metros de largura com uma placa de estacionamento que suportará a operação conjunta de 2 aeronaves tipo Boeing 757, aparelhos que os TACV-Cabo Verde Airlines utilizam actualmente nos vosso internacionais, ou Airbus A-320 e A-310. Uma vez concluído, em finais de 2006, esta obra terá custado 17 milhões de euros colocando-se ao serviço do turismo e das exportações das empresas industriais instaladas na ilha. |