O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal promoveu a 31 de Janeiro uma reunião entre altos funcionários de Cabo Verde e da Comissão Europeia, com o objectivo de aprofundar uma parceria especial daquele País com a União Europeia.
Portugal tem assumido um compromisso político claro no apoio às opções estratégicas de Cabo Verde, o que foi confirmado ainda hoje pelo Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes, que se encontrou com a delegação de Cabo Verde.
A reunião de trabalho foi presidida pelo Director-Geral dos Assuntos Europeus, Nuno Brito, e contou com a presença da Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Graça Andresen Guimarães, para além do Embaixador Fernando Wahnon Ferreira, Representante Permanente de Cabo Verde junto da União Europeia, do Director Político de Cabo Verde, Embaixador José Luís Rocha, do Embaixador de Cabo Verde em Lisboa, Arnaldo Andrade, e de elementos dos Gabinetes do Primeiro Ministro e do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde. Do lado da Comissão, a delegação foi chefiada pelo Director Manuel Lopes Blanco, da DG DEVE.
Foram abordadas as várias possibilidades de parceria entre Cabo Verde e a UE, nomeadamente quanto à constituição de um Plano de Acção para a sua aproximação à União.
Será assegurada pelos Ministérios dos dois países, e pela Comissão, uma continuidade nos trabalhos de aproximação de Cabo Verde à União Europeia, estando previsto um conjunto de reuniões durante os próximos meses para aprofundar esta relação especial.
[31-01-2007] [ Icep Portugal ]
Em declarações após esta reunião tri-partida entre a União Europeia, Cabo Verde e Portugal, o embaixador de Cabo Verde em Portugal, Arnaldo Andrade, revelou que o processo tem sido moroso porque não há nenhum quadro jurídico pré-existente para que um país fora do espaço geográfico do continente europeu possa ter um estatuto especial no seio desta comunidade. “Esta reunião foi muito importante porque se deram os primeiros passos no estabelecimento de um plano de acção que traça a caminhada do estatuto especial junto da União Europeia”, sublinhou aquele diplomata, avançando que esse plano será posteriormente submetido à Comissão Europeia para a sua apreciação.
Arnaldo Andrade acrescentou que os chefes do Governo de Portugal e do Luxemburgo já manifestaram publicamente o apoio para que Cabo Verde prossiga os seus esforços na obtenção deste estatuto e que outros países da comunidade estão a demonstrar disponibilidade em cooperar nessa matéria.
Fez saber, que tanto em Bruxelas, sede da UE, como em Estrasburgo, onde fica o Parlamento Europeu, os diplomatas caboverdeanos têm mantido encontros bilaterais para apresentar aos países membros os projectos da parceria especial.
No Parlamento Europeu, os partidos portugueses com assento parlamentar tem levado a cabo várias iniciativas para promover esta ideia.
A próxima reunião acontecerá daqui a três meses.
[31-01-2007] [ Inforpress (on-line) ]
Clique e aceda a temas relacionados:
|