Economia de Cabo Verde continua sólida e com boas perspectivas, diz FMI.
A economia de Cabo Verde deve crescer este ano 7%, de acordo com uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) que considerou que a economia caboverdeana continua sólida. Esta perspectiva favorável implica no entanto a manutenção de progressos nas reformas do sector fiscal e financeiro algo em que as autoridades respectivas, Ministério das Finanças e BANCO DE CABO VERDE (clique para aceder ao site), se encontram empenhadas.
A missão do FMI terminou duas semanas de visita a Cabo Verde onde manteve contactos com vários sectores do estado, empresas e Parlamento, numa avaliação no âmbito do "Policy Support Instrument" (PSI) que apoia Cabo Verde na sua transição para País de Desenvolvimento Médio (PDM).
Trata-se da segunda revisão do PSI, um instrumento aprovado pelo FMI em Julho de 2006 para o seguimento e avaliação da sustentabilidade da economia caboverdeana baseado na estabilidade macroeconómica, crescimento e redução da pobreza.
De acordo com a Missão do FMI, a economia caboverdeana manteve-se sólida em 2006, com um crescimento situado em 6,5% e com uma taxa de inflação em torno de 5,4%. Para 2007, as perspectivas são de uma taxa de crescimento de 7% e uma taxa de inflação de 1%.
Clique aqui para aceder a temas relacionados:
--------------------------------------------------------------------
Novos canais de televisão em Cabo Verde
Seis novos canais de televisão (5 de âmbito nacional e um regional) irão juntar-se à actual estação estatal RTC-Rádio Televisão de Cabo Verde e entrar em casa dos caboverdeanos. Desde Fevereiro passado que foram atribuídas as licenças a concurso para emissões em sinal abertos licenças para novos canais de televisão, a saber:
-
Rede Record Cabo Verde;
-
"TIVER-Televisão Independente de Cabo Verde", parceria privada luso-caboverdeana, numa primeira fase contemplará a ilha de Santiago e alargar-se-á progressivamente a São Vicente, Sal, Fogo e Boavista e posteriormente a todo o território nacional. A programação deste novo canal televisivo privilegiará os temas político-sociais e culturais do arquipélago vincando e veiculando as características da população destas ilhas;
-
RTI-Rádio Televisão Independente;
-
TV Lakakan;
-
TV Global;
-
"Nôs TV" (regional).
Clique para aceder a tema relacionado:
-----------------------------------------------------------------------
Novo Código do Trabalho para breve
Parlamento caboverdeano discute novo Código do Trabalho que deverá estar até ao final do corrente ano. Este assenta em dois princípios fundamentais que são a flexibilização das relações laborais para uma maior competitividade da economia e a dignificação do trabalho. O anterior diploma data de 1987.
------------------------------------------------------------------------
Portugal e Cabo Verde reconhecem cartas de condução
A 29 de Março próximo Portugal e Cabo Verde vão assinar, na Cidade da Praia, um acordo de reconhecimento mútuo de cartas de condução. Cabo Verde já há muito que reconhece os títulos de condução portugueses e, com o novo acordo, as cartas caboverdeanas passarão também a ser válidas em Portugal.
A semelhança entre os Códigos de Estrada dos dois países, designadamente nos princípios gerais de trânsito -nas regras materiais que o regem, na classificação de veículos e na responsabilidade pela prática das infracções rodoviárias- e os requisitos para a obtenção de títulos de condução -idade mínima, aptidão física, mental e psicológica, exigência de domicílio em território nacional, nível de alfabetização e aprovação em provas de exame de condução- justificam o seu reconhecimento mútuo.