A ilha de São Vicente (clique para aceder a informação sobre a ilha), segundo maior centro populacional de Cabo Verde, deverá receber nos próximos oito anos investimentos na ordem dos 3.6 biliões de euros, sobretudo no sector do Turismo (clique para aceder a página temática).
Segundo o ministro caboverdeano da Economia, Crescimento e Competitividade, José Brito, a execução dos projectos previstos para a ilha de São Vicente implicará um investimento de 460 milhões de euros por ano. "São projectos de imobiliário-turístico viabilizados com a construção do aeroporto internacional de São Vicente", precisou José Brito, sublinhando que o Governo tudo irá fazer para que "o sector empresarial privado nacional tenha novas oportunidades e retire benefícios desses investimentos".
Para José Maria Neves, São Vicente, outrora o principal pólo económico de Cabo Verde, está neste momento num ponto de viragem e de transformação. "As perspectivas que existem apontam no sentido da aceleração do ritmo de crescimento, mas, sobretudo, de construção de factores de competitividade que garantirão uma melhor inserção competitiva da ilha na dinâmica de desenvolvimento nacional e global", acrescentou. Neves recordou a vocação marítima da ilha para a estruturação de uma economia marítima, aproveitando todas as potencialidades ligadas ao mar. O primeiro-ministro caboverdeano recordou que o Governo vem cumprindo os compromissos assumidos com vista a criar as infraestruturas para impulsionar o desenvolvimento da ilha, com realce para o Aeroporto Internacional de São Pedro (clique para aceder a página temática) já em vias de ser inaugurado.
"Estou certo de que nos próximos anos esta ilha irá ganhar uma dinâmica de desenvolvimento", garantiu o governante, sublinhando que "a ambição é transformar São Vicente num dos principais motores de crescimento e de competitividade de Cabo Verde".
Clique e aceda a temas relacionados:
|