A SOLTRÓPICO, a mais activa operadora portuguesa na promoção do destino Cabo Verde –seguramente a mais antiga- acaba de lançar, em estreita colaboração com o tecido empresarial caboverdeano, a brochura de promoção turística de Cabo Verde “Ilhas da Morabeza”. Ao longo das 78 páginas compila interessante informação sobre as ilhas ao mesmo tempo que evidencia a evolução que as estruturas ligadas a esta indústria têm registado. O seu conteúdo, sem pretender ser um catálogo turístico exaustivo, discorre sobre as belezas e atracções do arquipélago desde as suas praias, montanhas, cultura e gastronomia não se esquecendo até de mencionar o fenómeno recente do investimento imobiliário-turístico que mediatizou definitivamente este destino.
Este é apenas mais um passo na já longa história -iniciada em 1990 por Armando Ferreira (foto à direita)- de envolvimento da SOLTRÓPICO com Cabo Verde que a tornou na maior impulsionadora de circuitos por todas as ilhas do arquipélago. Em 1996, com a constituição da Morabitur, operador turístico de direito caboverdeano, iniciou as primeiras programações grossistas de pacotes de turismo interno e de turismo emissor. De há 3 anos a esta parte lançou-se num desafio de grande alcance que visa o aumento da competitividade e eficácia no transporte aéreo internacional entre Portugal e Cabo Verde. Com a preciosa colaboração da “Air Luxor”, foi possível levar os governos de ambos os países a abrir o corredor aéreo resultando na primeira linha "charter" regular, numa baixa de preços do transporte aéreo e um imediato e considerável aumento dos fluxos de turistas portugueses. Restava conseguir o mesmo benefício para os voos inter-ilhas, devido aos altos custos existentes e à crescente dificuldade em corresponder às crescentes necessidades. Empenhou-se por isso, e em conjunto com investidores caboverdeanos, na criação da "Halcyon Air", uma nova companhia aérea que começará em breve a operar.
Para a apresentação desta brochura a SOLTRÓPICO realizou 2 “workshop”, em Lisboa e no Porto, para os quais convidou os seus parceiros a montante (instituições luso-caboverdeanas ligadas ao turismo -UNOTUR-União Nacional dos Operadores Turísticos de Cabo Verde e Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde-, a transportadora aérea TACV, hotéis -Riu, Oásis Atlântico e Djadsal- e empresas de serviços ligados ao lazer náutico -Manta Diving Center) e a jusante (agências de viagens e comunicação social).
Esta brochura será distribuída em Portugal ao público em geral através das agências de viagens. Fica desde já a garantia que novas e modernas formas de promoção de Cabo Verde surgirão com a colaboração empenhada da SOLTRÓPICO, no futuro próximo.
|