A Instituição O Portal Arquivo Editorial Directório Privacidade
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by:
www.xic.pt
 
 
Missão empresarial portuguesa em Cabo Verde - 14-09-2007


** Galeria de Fotos Missão Empresarial **

Pela iniciativa e empenho do empresário luso-caboverdeano do sector têxtil, Marcelino da Rosa, que reuniu um conjunto de empresários da sua região (Braga, Guimarães e Fafe), e com a organização e acompanhamento da Embaixada de Cabo Verde em Portugal e da Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde, realizou-se entre 3 e 13 de Setembro uma missão empresarial a Cabo Verde composta por 22 empresários portugueses dos mais variados sectores.

Durante a visita os empresários mantiveram esclarecedores contactos, ao mais alto nível, com as Câmaras de Comércio locais e seus associados, Câmaras Municipais da Praia (Santiago) e do Mindelo (São Vicente), foram recebidos por Sua Excelência o Presidente da República, assistiram a uma apresentação da CI-Cabo Verde Investimentos e visitaram empresas congéneres e o novo Parque Industrial do Lazareto (Mindelo).

Das palavras dos diversos interlocutores foram realçados, em termos económicos, aspectos como a "falsa pequenez" do mercado caboverdeano, em virtude dos investimentos turísticos projectados que representam 90% do investimento externo (clique para aceder a notícia relacionada: Presidente da Cabo Verde Investimentos fala à Comunicação Social) -capazes de trazer em 20 anos mais de um milhão de turistas-, a necessidade de importação de 90% dos bens consumidos, a boa qualidade dos recursos humanos disponíveis, os indicadores de crescimento muito favoráveis -mormente em comparação com países limítrofes ou do mesmo escalão (clique para aceder a Apresentação Cabo Verde Investimentos).

A troca de informações proporcionada permitiu aos empresários aperceberem-se do ritmo acelerado das alterações que se vêm verificando no arquipélago e que o preparam para receber avultados investimento externos que consolidem a sua nova posição como País de Desenvolvimento Médio.

Os temas que suscitaram mais curiosidade foram os planos existentes para a infraestruturação do País, nomeadamente em matéria de Energias Alternativas, Saneamento e Ambiente e Obras Públicas, as relativas aos investimentos turísticos, como Materiais de Construção, Refrigeração, Restauração e Hotelaria, Produtos Alimentares, entre outros. As indústrias de Confecções (malhas), Carpintaria, Gráfica, Reparação Automóvel e Formação também estiveram representados.

Durante a apresentação da CI-Cabo Verde Investimentos o seu Presidente, Dr. Vitor Fidalgo, avançou que o investimento estrangeiro em Cabo Verde vai atingir 7,8 mil milhões de dólares entre 2007 e 2011, crescendo continuamente de 712,8 milhões de dólares este ano de 2007 para 2,7 mil milhões de dólares até 2011 permitindo a criação de 31.882 empregos. Já aprovados e em execução estão projectos no valor de 3 mil milhões, que permitirão criar perto de 16.715 empregos.

De acordo com as previsões da CI o principal destino do investimento no arquipélago será a ilha de Santiago que por si só receberá perto de um terço do total; seguem-se a ilha do Sal e São Vicente surgindo no "fim" da tabela São Nicolau e Santo Antão.

Nos últimos seis anos o arquipélago recebeu perto de mil milhões de dólares em investimento estrangeiro, direccionados essencialmente para o Turismo, Serviços Financeiros e Imobiliário, valor que tem vindo a crescer continuamente desde 2001.

Cabo Verde é actualmente o país africano com maior peso do sector de serviços na economia (74%) representando a agricultura apenas 9% do PIB. No ano passado a economia cresceu 5,8% uma das mais altas taxas da região da África Ocidental.

 
Cabo Verde responde a crise energética - [26-03-2008]
Parques eólicos vão ser construídos em 4 ilhas
 
Euro pode vir a circular em Cabo Verde - [25-03-2008]
Cabo Verde deseja «eurização» da sua economia
 
Câmara de Comércio realiza almoço de Associados - [16-03-2008]
Associados da Câmara de Comércio reúnem-se em almoço de convívio e troca de experiências
 
Imobiliária-Turística em Cabo Verde - [12-03-2008]
Nova página temática
 
MSF repara rede viária da cidade da Praia em Cabo Verde - [11-03-2008]
MSF-Moniz da Maia, Serra e Fortunato mantém bom ritmo de obras em Cabo Verde
 
Notícias breves - [10-03-2008]
Porto de Lisboa coopera com Portos de Cabo Verde; Cimpor constrói navios para servir Cabo Verde; TAP com 14 voos semanais para Cabo Verde
 
Promotores portugueses diversificam investimentos em Cabo Verde - [03-02-2008]
Mobiliário e Decoração, Promoção Imobiliária residencial e para negócios e empreendimentos imobiliário-turísticos são novos interesses
 
Grupo TECNICIL investe 130 milhões de euros - [04-10-2007]
Vila Verde Resort em Santa Maria (Ilha do Sal-Cabo Verde)
 
Cabo Verde em Ficha (2006) - [19-08-2006]
Resumo da Economia e do Enquadramento Legal