Numa meritória iniciativa solidária juntaram-se vontades individuais, institucionais e empresariais e foi possível equipar uma biblioteca infantil em Cabo Verde. Mais precisamente na Escola General Gomes Freire de Andrade (Município do Paúl, ilha de Santo Antão).
 |
Rosália Marques
|
A ideia partiu da cidadã portuguesa Rosália Marques que montou toda a recolha na sua região (Évora) onde contou com a colaboração do jornal “Diário do Sul”. De imediato se associaram a Câmara de Comércio Portugal Cabo Verde, com o apoio logístico em Portugal, e a empresa transitária sua associada MARMOD-Transportes Marítimos Intermodais (clique para aceder ao site) que garantiu o transporte gratuito da carga para Cabo Verde. A conjugação de esforços permitiu que estes mais de 1.000 kg de material didáctico inaugurassem a biblioteca por ocasião do “Dia da Criança”.
Portal Portugal Cabo Verde: Como e porquê a ideia desta recolha?
Rosália Marques: A ideia desta recolha surgiu em Novembro de 2011, aquando da minha visita a Cabo Verde, integrada numa acção de formação e intercâmbio de conhecimentos entre empresários do Turismo Portugueses e Caboverdeanos. Tive o prazer de conhecer um dos responsáveis do Centro Concelhio de Educação e Formação de Adultos do Paúl (Santo Antão) que concebeu o projecto “Construindo uma Nova Geração de leitores” na esperança de conseguir criar uma pequena Biblioteca para crianças, garantindo que no futuro estas venham a ser bons leitores e utilizadores de livros. Fiquei sensibilizada, acreditei no seu propósito e regressada a Portugal lancei uma campanha onde foram recolhidos sobretudo livros infantis e juvenis. Também, embora em menor quantidade, foram recolhidos livros escolares e literatura em geral, dado que a Biblioteca irá ser frequentada não apenas por crianças mas por leitores de todas as faixas etárias. Apesar de apenas ter divulgado a recolha para livros, vários doadores entregaram outros materiais didácticos -jogos, diciopédias e cd`s educativos. Acredito que estes materiais irão permitir estimular as crianças para a leitura. Uma criança que não teve uma educação e uma motivação virada para a leitura dificilmente será um bom leitor quando atingir a idade adulta. Estou certa que estaremos a contribuir para inverter esta situação naquela zona da ilha de Santo Antão.
Onde se instalará esta Biblioteca?
Os livros destinam-se a ser entregues à Câmara Municipal do Paúl e à Biblioteca que se situa numa das salas da Escola General Gomes Freire de Andrade. Os livros serão utilizados pelos Alunos da Escola, pelos seus Pais/Encarregados de Educação e pelos Professores. A Biblioteca pode ainda ser frequentada pelo público em geral; o grande objectivo é tentar atrair todas as faixas etárias para os hábitos de leitura.
Onde (região) efectuou a recolha? Que meios utilizou?
Efectuei a recolha na cidade de Évora mas pelos canais de divulgação utilizados algumas doações vieram de outros locais do País, nomeadamente do Algarve e do Baixo Alentejo e encaminhadas até Évora via CTT-Correios de Portugal. Divulguei esta recolha via E-mail, Facebook e pelo jornal regional “Diário do Sul”. Distribuí-a por todos os meus contactos e estou certa de que a divulgação através do “passa palavra” foi também muito eficaz no processo. Agradeço ainda o contributo do Jornal “Diário do Sul” que divulgou a iniciativa em 4 das suas edições diárias, nos dias 28 e 29 de Fevereiro e 1 e 5 de Março de 2012. Agradeço também à Câmara de Comércio Portugal Cabo Verde o imediato apoio que desde o início do processo dispensou a esta iniciativa e sem o qual seria manifestamente impossível tornar este projecto uma realidade.

Quem foram os doadores do material? Qual foi o grau de resposta à acção de recolha?
Felizmente este projecto excedeu as minhas expectativas iniciais, o que prova que os Portugueses mantêm o seu espírito solidário em alta! Muito Obrigado a todos pela Vossa contribuição. Os doadores foram, na sua grande maioria, pessoas particulares, de todas as faixas etárias. Também recebi doações de vários Professores e Alunos de escolas da cidade de Évora, da Junta de Freguesia da Malagueira, da Associação de Reformados e Pensionistas e Idosos da Senhora da Saúde (ARPIFSS), da Comunidade Religiosa Servas da Santa Igreja, do Grupo Piçarra – Jornal Diário do Sul, entre outros.
Aproveito para manifestar publicamente, a todos os doadores de livros e a todos aqueles de alguma forma me ajudaram a concretizar o objectivo desta recolha, o meu Muito Obrigado. Bem Hajam!
“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana” (Kafka)
“A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca” (Saint Exupéry)
Nota: Esta iniciativa mereceu uma nota de agradecimento oficial do Ministério da Educação e Desporto de Cabo Verde.
A Câmara de Comércio reitera a sua disponibilidade para suportar acções de solidariedade desta natureza certificando-se da sua bondade e exequibilidade
|