A Instituição O Portal Arquivo Editorial Directório Privacidade
 
 
 
 
 
 
 
 
Powered by:
www.xic.pt
 
 
FORUM PORTUGAL EMPRESARIAL (CV) - 04-10-2013


NASCEU O “FORUM PORTUGALEMPRESARIAL (CABO VERDE)”

Em Portugal (vivemo-lo), as coisas não vão bem. Em Cabo Verde (adivinhamo-lo), as coisas não irão bem. Dentro de 1 ano, estes dois países que partilham laços e conveniências muito para além das simples afinidades, viverão, em estádios diferentes, dificuldades semelhantes. Unidos, há séculos, por mais do que reconhecem e não vislumbrando que parte das soluções para os seus problemas presentes e futuros passam pelo aprofundamento de um destino comum, de iniciativas conjuntas, de vantagens mútuas, do fortalecimento das suas competências em

Naturalmente, Cabo Verde, na sua dimensão tem, à partida, menos a oferecer. É uma economia menos desenvolvida, com carências estruturais -e por isso também com muito ainda por fazer (entenda-se oportunidades)- e muito menor capacidade financeira e técnica para concretizar resultados; mas capacidade humana e “arte” negocial têm-na de sobra para a região. A crescente atenção que Cabo Verde dedica aos temas e instituições regionais, que lhe valem hoje a possibilidade de nomear comissários na CEDEAO em pelouros importantes, abre novos caminhos e espaços que urge preencher.

Reconheça-se que sucessivos governos de ambos países bastante têm feito para que em Cabo Verde se construa uma plataforma de desenvolvimento interno e simultaneamente com impacto na capacidade de externalização da sua economia, facto objectivamente útil a Portugal. Os portos, aeroportos, estradas, barragens, zonas industriais, e outras infraestruturas, e a relação política com os seus vizinhos, que ainda não plenamente económica, capacitam o País para isso mesmo. Individualmente dificilmente chegarão a estes mercados em condições satisfatórias e duradouras; em conjunto têm forte complementaridade.

A dificuldade actual reside em transformar este conjunto de vectores ainda difusos e desconexos em relações de negócio estruturadas, focalizadas e consistentes promovendo investimentos privados (portugueses e caboverdeanos em parceria) em sectores que alavanquem o potencial de produção interna de Cabo Verde actualmente coartado pelas graves insuficiências logísticas. Isto é, traduzir o esforço governamental em desenvolvimento e crescimento económico.

Desenha-se assim uma nova oportunidade para os investidores portugueses. Devem os que se instalaram, e que encontraram a estabilidade dos seus negócios e/ou tenham a capacidade de atrair investidores, lançar-se em novas iniciativas empresariais, procurando áreas que eventualmente não dominam mas complementares aos seus negócios ou apenas como aplicação de capital em sectores fulcrais para o desenvolvimento da economia interna caboverdeana. Desejavelmente em parcerias com empresários locais envolvendo aportadores externos de “know-how” específico ao rápido estabelecimento dessas actividades. E para catalizador desse movimento nasceu o  “FORUM PORTUGALEMPRESARIAL (CABO VERDE)”.

A Câmara de Comércio Portugal Cabo Verde fez o que lhe competia. Reuniu apoios institucionais (Embaixada de Portugal em Cabo Verde e aicep-Portugal Global), apoios empresariais (30 empresas de capital português corresponderam ao apelo) e promoveu a criação do “FORUM PORTUGALEMPRESARIAL (CABO VERDE)”. Esta organização é o culminar do já antigo desejo de empresas e empresários portugueses de partilha de uma plataforma institucional que pudesse aconchegar as legítimas preocupações desta comunidade e reflecti-las num diálogo permanente entre si, com o mercado e com as autoridades caboverdeanas lançando pontes de comunicação das suas actividades e consolidação e desenvolvimento da sua presença, não só em Cabo Verde mas, posteriormente, também na região.

Sendo de direito caboverdeano, tal como os seus associados, o “FORUM PORTUGALEMPRESARIAL (CABO VERDE)” construirá, legitimamente, instrumentos de diálogo com as instituições públicas e privadas caboverdeanas, reforçará uma vasta rede de contactos internos e externos, lançará os pilares de melhores e mais elaborados modelos de relacionamento empresarial potenciando a "Construção, Consolidação e Sofisticação do mercado caboverdeano” com benefícios evidentes para todas as partes.

Trata-se de uma iniciativa ambiciosa com o intuito de determinar uma presença mais útil e alargada do investidor privado (portugueses e caboverdeanos, em conjunto) aliviando o Estado de certas intervenções empresariais, que em muitos casos a isso se vê obrigado pela inexistência de um tecido empresarial digno desse nome: interdependente onde assim tiver de ser, coeso, solidário, tomador de risco, ciente do seu papel na economia. Empresários que desejem sincera e fortemente ser parte da solução.

Para despertar esse espírito de colaboração e de partilha das responsabilidades no desenvolvimento de Cabo Verde, nasceu o  “FORUM PORTUGALEMPRESARIAL (CABO VERDE)”.

Clique aqui para ver Contactos

Leia aqui notícia relacionada

 
BOAS FESTAS - [19-12-2013]
Feliz Natal, Próspero Ano Novo
 
Visitas individuais a Cabo Verde - [01-12-2013]
Novo serviço da Câmara de Comércio
 
Missões Empresariais e Feiras em Cabo Verde (II) - [23-11-2013]
Câmara de Comércio Portugal Cabo Verde acompanha desenvolvimento da economia caboverdeana
 
Notícias Breves - [20-11-2013]
Cabo Verde vai privatizar sector portuário; UCCLA inaugura ligações domiciliárias de água na cidade da Praia; Câmara de Comércio no Forum de Administradores de Empresas (PT); TAP inaugura voos para a Boavista
 
Oportunidades de Negócio em Cabo Verde - [28-10-2013]
Logística, Agronegócio, Empreendimento Turístico
 
FORUM PORTUGAL EMPRESARIAL (CV) - [04-10-2013]
Nasceu o FPE (CV)
 
Publicações Portugal Cabo Verde 2012/13 - [29-07-2013]
Anuncie e reforce a sua notoriedade no espaço de negócio Portugal Cabo Verde
 
Bana, um sentido adeus - [14-07-2013]
A voz de Cabo Verde
 
ENTREVISTA: WINRESOURCES - [09-06-2013]
WinResources impulsiona agronegócio em Cabo Verde
 
Portugal-Cabo Verde: Retenção na fonte em Cabo Verde - [20-02-2013]
Revisite o Acordo para Evitar a Dupla Tributação entre Portugal e Cabo Verde
 
Código de Benefícios Fiscais (CV) - [25-01-2013]
Cabo Verde publica novo Código de Benefícios Fiscais e tem praticamente finalizada a renovação de todo o enquadramento legal de investimento no país
 
2ª Cimeira Cabo Verde/Portugal - [10-12-2012]
Tónica na cooperação económico-empresarial
 
Empresários e gestores portugueses em Cabo Verde criam associação - [20-09-2012]
Forum Portugal Empresarial (CV)
 
Exportar para Cabo Verde. Tem dúvidas? - [16-09-2012]
Guia de Comércio e Exportação Portugal Cabo Verde (disponível para aquisição)
 
Seminário: Investimento Hoteleiro e Residencial-Turístico em Cabo Verde - [25-06-2012]
Semana de Cabo Verde (Gastronomia, Cultura e Economia), 27Junho a 06Julho, no Hotel Tivoli Lisboa
 
Cabo Verde Turístico: As montanhas - [05-10-2011]