“Não sendo uma economia que se destaque pela sua riqueza em recursos naturais, Cabo Verde tem, inequivocamente, condições para se afirmar como um parceiro estratégico, explorando a sua privilegiada localização geográfica, aprofundando a sua integração económica regional e tirando partido dos recentes e elevados investimentos em infraestruturas (portuárias, logísticas, comunicações, turísticas e energéticas). Beneficiando de um clima de estabilidade política e social é um país absolutamente distintivo”, Miguel Frasquilho, presidente da aicep-Portugal Global.
O Seminário "Portugal e Cabo Verde, juntos em novas geografias", a 16 de Dezembro de 2014, iniciativa paralela à realização da III Cimeira bilateral Portugal Cabo Verde, abordou o ambiente e oportunidades de negócio em Cabo Verde, podendo este país ser uma importante plataforma de serviços, comércio e indústria, para os mercados regionais da CEDEAO e outros com quem possui acordos de comércio.
O desafio é para que as empresas portuguesas, aliadas a parceiros locais, se “aventurem” para novas geografias. Francamente vantajosas são as possibilidades de exportação de produtos manufacturados em Cabo Verde, sob regimes aduaneiros e fiscais favoráveis, para a União Europeia e Estados Unidos, isentos de quotas e direitos de entrada.
As oportunidades de negócio sinalizadas apontam ainda para expectativas positivas no Agronegócio -Formação em Processamento pós-colheita, Conservação, Transporte, Embalagem e Rotulagem de Produtos Agrícolas- e Mar -Reparação Naval, Logística, Indústria Pesqueira, Transbordo de Cargas e Contentores, Abastecimento de Combustíveis e Víveres a Navios, Investigação Oceanográfica e Energia Renovável.
Foram ainda apresentadas pela PricewaterhouseCoopers questões relacionadas com o regime fiscal em Cabo Verde, os instrumentos de financiamento disponíveis e os apoios que existem para a internacionalização das empresas portuguesas.
O programa do evento contou com a participação institucional do Ministro da Economia de Portugal, Pires de Lima (foto acima), da Ministra do Desenvolvimento Empresarial, Turismo, Indústria e Energia de Cabo Verde, Leonesa Fortes (foto abaixo), do presidente da aicep, Miguel Frasquillo e do presidente da Cabo Verde Investimentos, José Duarte.
|