EXPOMAR, o reconhecimento de uma riqueza por explorar

Já na sua quarta edição e afirmando-se como plataforma de negócios na "economia marítima" realizou-se na cidade do Mindelo (Ilha de São Vicente) de 29 a 31 de Outubro a EXPOMAR-Feira do Mar.
Este certame, que reuniu 80 expositores nacionais e internacionais, de entre os quais uma representação de 4 empresas portuguesas, vive ainda muito da participação institucional caboverdeana mas espelha a vontade de recuperação de uma tradição perdida e assume a crescente a importância que o “mar” terá obrigatoriamente de assumir no desenvolvimento do país.
No decurso da semana de trabalhos, com um programa recheado de inaugurações e apresentações dedicadas aos temas marítimos, na qual sobressaiu o “Plano Estratégico do Cluster do Mar”, começa a redesenhar-se o potencial que uma Zona Económica Exclusiva superior a 734.265 km2 permite ao arquipélago.
Pelos estudos apresentados a vocação marítima do arquipélago, centrada na ilha de São Vicente, contempla: Portos, Transportes Marítimos e Logística; Pescas, Maricultura e Indústria do Pescado; Turismo Balnear, Turismo de Cruzeiros, Desportos Náuticos e Náutica de Recreio; Serviços Marítimos (“Bunkering”); Reparação e Construção Naval; Energias de Origem Marinha; Educação, Investigação e Desenvolvimento.
Entrepostos de pescado entram em funcionamento
Integrado nas actividades da IVª edição da Expomar-Feira de Actividades Económicas Ligadas ao Mar, para além dos seminários e afins, entraram em funcionamento o Entreposto de Frio do Mindelo e as novas instalações do Complexo de Pesca da Cova de Inglesa (na foto). Ambas fruto de financiamento e investimentos (e controle) de origem espanhola destinam-se, respectivamente, a servir a pesca industrial atlântica (descarga e exportação) e a pesca local (indústria conserveira).
Clique aqui para notícia relacionada: «Cluster» marítimo em Cabo Verde
|