A Confederação do Turismo Português e a UNOTUR-União Nacional dos Operadores Turísticos de Cabo Verde, organismos de cúpula do sector do associativismo empresarial do turismo português e caboverdeano, acordaram em protocolo assinado no passado dia 4 de Julho, no Centro de Congressos do Estoril (Portugal), perseguir um conjunto de objectivos comuns tendo em vista a articulação da cooperação empresarial dos agentes económicos do Turismo, a criação de medidas que proporcionem o incentivo ao investimento no sector, em ambos os países, e a troca de informação sobre a legislação produzida de modo a melhor conciliar experiências e contributos aos respectivos Planos Nacionais de Turismo. Entre outras, as áreas de actuação para concretização do protocolo ora assinado inclui acções de formação profissional, elemento estratégico e fundamental no Turismo e o estímulo ao desenvolvimento do movimento associativo nos dois países.
Este acto, oficializado pelo Presidente e Vice-Presidente da CTP, respectivamente Atílio Forte e Luís Alves de Sousa, e pelo Presidente do Conselho Directivo e Presidente da Assembleia Geral da UNOTUR, Américo Soares e Manuel Lobo. Assistido pelo Secretário de Estado do Turismo de Portugal, Dr. Bernardo Trindade, e pelo Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Dr. Onésimo Silveira, este protocolo só foi possível graças ao esforço de Armando Ferreira, responsável da Soltrópico e abnegado construtor da ponte de Investimento e Cooperação entre Portugal e Cabo Verde, para o sector do Turismo.
Foto: Atílio Forte (à esquerda) e Américo Soares
Este acordo será o primeiro passo na inserção de Cabo Verde nos "fora" internacionais empresariais de debate sobre as questões do desenvolvimento do Turismo permitindo aos empresários e autoridades caboverdeanas incluir nas suas acções e planos para o sector a experiência de agentes económicos de mercados mais avançados.
|