O Montepio Geral, é a mais recente instituição financeira portuguesa a solicitar autorização ao Banco de Cabo Verde para se instalar como Instituição Financeira Internacional (I.F.I.) no Centro Financeiro Internacional que vem sendo promovido internacionalmente, tanto pelo Primeiro Ministro, Dr. José Maria Neves, como pelo Governador do Banco de Cabo Verde, Dr. Carlos Burgo (Veja: BCV: A Apresentação). O Montepio Geral junta-se a cinco outras I.F.I. autorizadas a operar internacionalmente a partir deste arquipélago.
O Montepio Geral, que já detém uma participação de 27,32% na Caixa Económica de Cabo Verde, é a sexta I.F.I. a instalar-se neste arquipélago, algumas das quais já em pleno funcionamento como são os casos do Banco Insular, Banco Fudiciário Internacional e Banco Sul Atlântico. Em processo de instalação encontra-se o Banco Internacional de Investimentos, o Banco Português de Negócios e, sabe-se já, mais recentemente, o Banco Espírito Santo.
Cabo Verde, após as recentes criações legislativas, possui já um quadro muito competitivo e actualizado no que concerna às instalações de I.F.I. atraindo Instituições Financeiras da União Europeia, onde, com a decisão de maior controlo sobre as transferências financeiras intra-comunitárias se criaram alguns constrangimentos às movimentações de capitais.
|