 Fátima Almeida (à esquerda na foto) é uma das mais conceituadas "designers" de moda em Cabo Verde.
A utilização que faz do tradicional pano caboverdeano "Panu di terra" marca uma nova etapa na moda caboverdeana e cria as bases para o desenvolvimento de uma actividade inteligente na economia do país.
Fátima Almeida apaixona-se, aos 15 anos, pela arte de corte e costura. Formou-se nesta área em Portugal e tem-se revelado como estilista de sucesso em Cabo Verde.
Em 2002 introduz com sucesso o "Panu di terra" na arte de vestir os caboverdeanos fazendo ressuscitar esta velha tradição. Passados três anos, com determinação e criatividade, Fátima Almeida presenteia-nos com um estilo que enriquece a cultura e tradição caboverdeana.
A marca "Fatimalmeida", com que assina as suas criações de vestuários e acessórios muito originais, começa a tornar-se célebre e apreciada não só em Cabo Verde mas também no estrangeiro o que lhe valeu, no ano de 2004, um galardão internacional: a "Coroa Internacional de Qualidade" pelo Business Initiative Direction, uma organização britânica.
Fátima Almeida tem participado em vários desfiles internacionais em representação de Cabo Verde tendo recentemente ficado entre os dez primeiros classificados no desfile internacional de moda "Passarela Diplomática", onde participaram 26 países, realizado em Madrid pelo Grupo Krea.
Graças à sua mestria e capacidade, Fátima Almeida conta também com uma bolsa de formação na área de design, corte e costura, transmitindo os seus conhecimentos a grupos de pessoas de diferentes idades e classes sociais.

O que é o "Panu di terra"
O "Panu di terra" é um tecido típico de Cabo Verde feito artesanalmente com linha no tear. Usada nos sáculos XVI e XVII como moeda de troca no comércio da costa africana, transformou-se, nos últimos tempos, num ícone da caboverdeanidade. Este renascimento é atribuido a determinados artistas, nomeadamente Orlando Pantera e Titina, ao utilizarem tiras deste tecido como acessório ao vestuário. Inicialmente nas cores preto e branco, hoje, dada a ousadia a criatividade dos mestres que trabalham esta matéria-prima, encontra-se em cores variadas dando brilho e vida às linhas criadas pela estilista Fátima Almeida.
Contactos: Fátima Almeida Tel/Fax: (+238) 262 36 60 Rua Cidade da Figueira da Foz, nº 1 Achada de Santo António - Cidade da Praia - Santiago Cabo Verde
|